Verdades sobre ser blogueira que ninguém te conta

terça-feira, fevereiro 07, 2017

 Verdades-sobre-ser-blogueira

Alguns pensam que ser blogueira é fácil, que blog é coisa de gente desocupada e que só quer saber de ganhar patrocínios e brindes. Bem, talvez algumas pessoas realmente estejam aqui somente pela fama, ou pelas mordomias. Mas vim aqui contar justamente que nada é fácil como parece, e que blogar é muito mais do que sentar na frente do computador e escrever por alguns minutos.

As parcerias e marcas não caem do céu: pasme, você não vai virar blogger e da noite pro dia ganhar vários presentes, convites para eventos e descontos em lojas. A maioria de nós demora mais de 1 ano para conseguir a primeira parceria, e com muito trabalho e esforço. Ter uma parceria envolve uma série de fatores e dedicação.

Conseguir seguidores não é tão fácil como parece: é muito difícil criar um público fiel. No começo, você escreve para basicamente ninguém, pois é complicado sair divulgando por aí, principalmente quando não se tem experiência. E tem muita gente por aí que só te segue se você segue também, ou seja, totalmente interessados em números. Justamente o que falo no próximo item.

Tem muita gente que não bloga por amor: há diversas pessoas que só criaram um blog porque acham que vão ficar famosos e ricos. Não, não é assim. Aliás, se você criou um blog para isso, acho melhor abandonar. Porque blogar não é para qualquer um, é algo que deve ser feito com gosto, que teve trazer alegria independente dos seguidores e do $$.

Os blogueiros trabalham muito, praticamente o dia inteiro: quem tem um blog, acorda pensando em como foram as visitas do dia anterior, se chegaram novos comentários e quais serão as próximas pautas do blog. Passa o dia buscando inspirações, as noites em claro fazendo posts e os finais de semana editando e se planejando. É extremamente cansativo, mas a recompensa é grande.

Um post não fica pronto em 10 minutos: para fazer um post, é preciso ter uma ideia, trabalhar em cima dela, fazer pesquisas, escrever o post, buscar imagens, revisar, fazer SEO e programar o post. Dependendo do tipo de post, pode demorar até 5 horas. Agora imagine ficar várias horas em frente ao computador, todos os dias? Não é fácil, não.

Nem todas as blogueiras são ricas, viajam e vivem maquiadas: o termo blogueira remete muito àquela pessoa que está sempre com as fotos do Instagram impecáveis, a make maravilhosa e as viagens triplicando a cada mês. Bem, não é assim! Há todos os tipos de blogueira por aí, e é triste que se tenha criado um padrão para as bloggers pois acaba havendo um pré-julgamento.

Os blogueiros são muito pouco valorizados: se te perguntarem a tua profissão, e tu disser "sou blogueiro", é capaz de rirem da tua cara. Criou-se a ideia de que blogueiros não trabalham, como eu já disse antes, então isso acaba pesando muito. Muitas empresas mesmo pensam que a vida de blogueiro é fácil e que não se leva muito fazer um post, e acabam querendo pagar pouco pela publicidade. Fica complicado, né?

E aí, concordam com tudo? Tem mais alguma coisa que acrescentariam? :)

Beijos, Mari.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários