Seu Blog | Como ter leitores fiéis

quinta-feira, janeiro 28, 2016



Fazia tempo que eu não fazia nenhum post da série Seu Blog, e eu já estava com saudades. Já havia pensado nesse tema há algum tempo, já que ainda não o havia abordado por aqui, mas é de fato muito importante. Quando temos um blog, precisamos de leitores fiéis, que nos acompanhem sempre e interajam nos posts. Eu sempre penso que não adianta ter muita visualização e não ter nenhum leitor recorrente, que sempre o visite.

Foi pensando no que me faz visitar um blog regularmente é que eu resolvi reunir aqui algumas dicas de como ter leitores fiéis ao blog.

1. INTERAJA COM O LEITOR 

Interação, interação! Tenha essa palavra em mente sempre. Nunca esqueça de que o leitor é uma pessoa que veio até o seu blog para ver o seu conteúdo, e não uma máquina que deixou um comentário por ali. Então responda os comentários, pois é a melhor forma de mostrar que a opinião dele significa muito pra você. Procure também estar presente nas redes sociais do seu blog, e responda assim que puder as mensagens que receber na fan pager, tweets ou comentários no Instagram.

2. ESTEJA PRESENTE

Sabe quando um blog fica um tempão sem postar nada? Chega a dar até um desânimo na hora de visitá-lo, não é? Então não esqueça que o seu leitor quer sempre novidades; se ele o visita, é porque gosta do blog. Então nada de deixá-lo na mão! Se realmente não puder postar, deixe os leitores cientes disso. Acho super chato quem some e não dá explicação alguma. Afinal, assim como você quer os seus leitores presentes, os leitores querem você presente.

3. VISITE O BLOG DOS SEUS LEITORES

Sabe quando o seu leitor deixa o link do blog dele no final do comentário? Visite! Eu sempre visito todos os links, sem falta. Acho que tem que haver essa troca. O mais legal é você manter este contato sempre, comentando o blog do leitor também. Isso deixa vocês mais próximos, e além de se conhecerem melhor, ambos terão mais leitores. E o melhor de tudo é que assim a gente acaba conhecendo muitos blogs legais :)


4. FAÇA VISITAS REGULARES A OUTROS BLOGS

Admito que eu tinha uma coisa muito feia chamada preguiça de conhecer novos blogs. E isso é realmente absurdo para uma blogueira que quer sempre visitas no blog, não é verdade? Assim como queremos visitas, temos que visitar os outros blogs também. Ultimamente, sempre que posso eu tiro uns minutos do meu dia para conhecer blogs novos, nem que sejam uns 5 por dia. Aproveite a hora da divulgação nos grupos do Facebook, Google+ e outros para visitar quem está divulgando também. E visite-os regularmente, deixando comentários e interagindo! Assim você vai ganhar amigos blogueiros e talvez, novos leitores. Mas lembre-se:JAMAIS faça isso na obrigação. Eu só comento em blogs que realmente gosto e que chamam a minha atenção, que eu vou gostar de visitar sempre, sabe? Conhecer um blog legal é ótimo. Ganhar um leitor novo e fiel, vai ser apenas um retorno!

5. SEJA CARISMÁTICO

Sempre tente ser o mais carismático possível com os seus leitores. O que eu quero dizer com isso? Não seja grosseiro nos comentários, impaciente e nunca faça pouco caso deles. Às vezes nem é proposital, é característico seu ser um pouco mais distante. Mas tente aos pouquinhos se aproximar dos seus leitores, que eu garanto: ser simpático só vai te trazer leitores que vão te tratar com o mesmo carinho <3

6. TENHA UM ESPAÇO ACONCHEGANTE


Sabe quando um blog é tão aconchegante que dá ficar nele um tempão? Tente deixar o seu cantinho assim. Layout não é tudo, mas faz uma grande diferença, afinal, é a cara do blog. Quando um blog é bonito e organizado eu já tenho vontade de voltar mais vezes, caso goste do conteúdo também. São duas coisas que, quando reunidas, certamente vão te trazer leitores regulares :)

Espero que tenham gostado das dicas e que elas os ajudem de alguma forma. Ah, e deixem sugestões nos comentários de qual post vocês gostariam de ver na série Seu Blog. Vai me ajudar muito!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários