Um papo sobre ser magra, saúde e estética

quinta-feira, janeiro 28, 2016



Hoje eu vim falar sobre um assunto um pouco diferente aqui no blog: estética e saúde. Como já disse anteriormente, gostaria de falar sobre outros temas que ainda não foram abordados aqui, e pensei que seria legal falar um pouco sobre isso e sobre uma nova fase que estou iniciando. Já adianto que o post será longo hahaha.

Na minha lista de metas de 101 Coisas em 1001 Dias, uma das metas listadas era entrar na academia, item que cumpri no dia 18/09. Eu já tinha feito academia durante 1 ano há algum tempo atrás, porém havia parado pois estava super apertada por causa da escola. Agora percebi que consigo conciliar escola/academia e em breve estágio/academia, portanto estava na hora de voltar a fazer alguma atividade.

Dois motivos me influenciaram fortemente na decisão de começar a academia. O primeiro deles, meu peso. Sempre fui magrinha, raramente vejo meu peso na balança ultrapassar os 50kg. Não digo que sou infeliz com o meu corpo, é claro que é ótimo poder comer de tudo e não engordar. Mas ao mesmo tempo, é ruim. Sabe a época em que todas as meninas começam a ganhar corpo, dar uma engordadinha? Pois então, eu não tive essa época. Já tenho 18 anos e ficaria muito feliz de ter um corpo mais mulher, porém percebi que apenas comer mais não é o suficiente; eu realmente tenho muita dificuldade pra ganhar peso. 500g já é uma vitória! Sendo assim, ganhar massa muscular é o meu principal objetivo. Ser magra não é algo que me incomode de verdade, mas com certeza eu ficarei muito mais feliz quando eu estiver do jeitinho que quiser. E não tem nada melhor do que a gente se sentir satisfeito consigo mesmo, não é? :)

O segundo motivo que me levou a buscar a academia foi a saúde. Eu não pratico nenhuma atividade física, e tenho muitos problemas de saúde. Bateu qualquer ventinho, já estou resfriada. Quando não estou na escola, estou fazendo algo da escola em casa, então ir pra academia é um motivo pra eu sair de casa, pegar novos ares e criar resistência. Acredito que isso vai me ajudar bastante nesse quesito, pois fazer exercícios traz muitos benefícios pra gente.


As pessoas atualmente gostam muito de falar sobre o corpo perfeito, sobre ser magra ou gorda. Eu não acho que as pessoas precisam definir que tipo de corpo é bom ou ruim - mas claro, a saúde sempre deve ser levada em conta. Eu acredito que nós precisamos estar satisfeitos com o nosso corpo. Buscar uma mudança no corpo não significa mudar por causa de estereótipos, e sim mudar por si mesmo.

Coincidentemente quando fui fazer esse post, me deparei com alguns comentários que se encaixam perfeitamente no assunto, lá no Instagram da Mariana Sampaio e mais precisamente nessa foto. Uma moça começou a falar que ela estava esquelética, que parecia estar com anorexia e que já não tinha o charme de antes. Depois de receber alguns xingamentos, ela se justificou dizendo que tem o direito de se expressar. Muita gente tem confundido liberdade de expressão com falta de noção. Só porque uma pessoa aparece na mídia, isso significa que ela pode receber todo o tipo de comentário maldoso? É claro que não! Se você não gosta do corpo de alguém, guarde pra você. Isso é realmente coisa de quem precisa apontar coisas nos outros para se sentir melhor, e simplesmente mostra que essa pessoa tem baixa autoestima. Se ela está contente com o corpo dela, a opinião de mais ninguém importa.

Se você estiver gorda, vão falar que você precisa perder um pouco de peso pra ficar bonita. Se você estiver magra, vão falar que você precisa ganhar peso porque "saco vazio não para em pé". Se você for malhada, vão pensar que é uma pessoa fútil que só pensa em academia. Gente, desde quando autorizamos as pessoas a nos julgarem da forma que quiserem? Eu nunca gostei  muito de ser magra, mas em um momento uma vontade de mudança começou a crescer em mim. Em certas épocas, eu me incomodava quando me falavam que eu estava magra ou algo do tipo. Não era no sentido de elogio, mas sim quando a pessoa te fala algo querendo que você se sinta mal, sabem? Hoje parei de dar atenção a isso, pois percebi que sempre vão achar algum defeito em nós. A verdade é que as pessoas procuram problemas nos outros para ignorar os seus próprios problemas.

Em vez de abaixar a cabeça e ficar triste por não ter o meu corpo exatamente do jeito que eu queria, eu resolvi mudar. Se a gente não se sente tão confortável com o que vê no espelho, temos que tomar uma atitude, certo? Então eu resolvi trabalhar nisso. Não pelos outros, por mim. Porque em primeiro lugar, eu tenho que estar satisfeita com a minha aparência. A gente acaba ganhando uma coisinha chamada confiança, e isso faz toda a diferença. Você vai se ver de uma forma diferente e as pessoas também. Se você está feliz consigo mesmo e demonstrando isso, pode apostar que vai cativar os outros de maneira muito mais fácil. 

O que eu gostaria de deixar como mensagem é: vá atrás daquilo que te fará feliz e não dê ouvidos aos outros. Se está contente com o seu corpo assim, não mude por causa dos outros. Agora, se isso começa a se tornar um problema, mude. Coloque na sua cabeça que você precisa ser a mudança, tudo parte de uma iniciativa. E vá atrás, sem medo. Seja pra engordar ou emagrecer. O nosso corpo é nosso, e não tem ninguém que deve amá-lo mais do que nós mesmos.

Não estou aqui pra dizer que ser magra é feio ou bonito. Estou aqui pra dizer que lindo é você se olhar no espelho, sorrir e ter a certeza de que você é linda. E que ninguém vai te tirar isso.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários